adsense

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

COMO É GENEROSO O CERRADO-I





E ai pessoal estou em Goiânia em pleno cerrado do centro -oeste e  lembrei a propriedade de muitas plantas daqui que tem propriedades medicinais,alimentar, ornamental e outras serventias...
temos então:

IPÊ-AMARELO-Planta ornamental ,pois tem uma floração nos meses de agosto e setembro , onde perde as folhas. Embeleza muito as cidades e faz o  reflorestamentos de áreas devastadas.Sua madeira é utilizada em cabos de ferramentas,móveis,artigos esportivos,construção civil.



PEQUIZEIRO-Arvore com frutos comestíveis e apreciadíssimos  no centro oeste, feito com arroz,frango e muitas outras delicias culinárias.






MAMA-CADELA-Planta conhecida também como algodãozinho.Seus frutos são comestíveis e essa planta é utilizada medicinalmente no combate ao vitiligo.




MANGABEIRA_Frutos comestíveis muito apreciado na fabricação de sucos,sorvetes e doces.Sua madeira é utilizada na fabricação de caixotes e para lenha e carvão.



GABIROBEIRA-Seu fruto é guabiroba delicioso e pode ser consumido diretamente do pé também é feito sorvetes,sucos, e doces.É também utilizada medicinalmente no combate as afecções do aparelho urinário e em casos de diarreia com um chá feito com 1 xícara de frutos para 1 litro de água(3 xícaras ao dia)

MURICI-Mais uma fruta deliciosa e que tem a propriedade de laxante quando se toma um chá feito com 1 xícara de café de frutos para meio litro de água, (3 vezes ao dia)


CAJUZINHO DO CERRADO-
Cajuzinho-do-cerrado ou cajuzinho-do-campo são os nomes dados aos cajus nativos do bioma Cerrado.
Deliciosos pra fazer sucos,doces em calda ou cristalizados,está presente nos estados de Goiá,no Distrito Federal,parte de Minas Gerais e no Mato Grosso.