adsense

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SAIBA O QUE É BRUXISMO





Ranger de Dentes

Estudos mostram que cerca de 19% das crianças costumam  ranger os dentes, enquanto dormem. O nome para esse problema é Bruxismo e pode causar sérios problemas dentários nos pequenos. Quando prolongado, o bruxismo pode causar modificação na estrutura óssea da mandíbula, desgastar os dentes e pode, até, aumentar a pressão na cabeça da criança.

Muitas vezes, a atitude de ranger os dentes está relacionada a problemas emocionais, que as crianças enfrentam. Será uma maneira de extravasar o nervosismo, a irritabilidade e ansiedade da criança.


Há uma teoria, na psicologia, que explica a razão das crianças colocarem no ranger dos dentes a forma de exteriorizar o nervosismo. Essa teoria diz que é pela boca que a criança sente todo o mundo, nos seus primeiros anos de vida. Ela nasce sabendo sugar, e pela sucção consegue satisfazer todas as suas necessidades físicas e emocionais. Por isso, a mente pode entender, nessas crianças, que estimular a fricção dentária, pode ser um jeito de voltar a ter suas necessidades satisfeitas.


Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).

Possivelmente, a disfunção está ligada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo.
Não se sabe exatamente por quê, o bruxismo acomete 15% das crianças e afeta indistintamente homens e mulheres. A incidência tende a diminuir com o passar dos anos.
Quando o problema se manifesta durante o dia, recebe o nome especial de briquismo.
(Draúzio Varela)


O tratamento é multidisciplinar.


Dentista. Leve a criança a um dentista. Esse profissional fará uma placa de mordida, que será usada ao dormir, para impedir que o ranger dos dentes provoque danos durante a noite.

Psicólogo. Deve-se fazer um tratamento psicológico na criança. Se a causa é emocional, vai ser necessário que o pequeno aprenda a entender e enfrentar o problema. Somente agindo na causa pode-se acabar com o bruxismo.
Fonoaudiólogo. Para auxiliar no relaxamento muscular e na mobilidade da mandíbula.
Será necessário evitar gomas de mascar e alimentos muito duros. Eles acabam atrapalhando no tratamento, uma vez que cansam a musculatura.

O que o bruxismo pode causar?

Dores de cabeça;
Zumbidos no ouvido;
Dores musculares, bochechas doloridas;
Aumento da sensibilidade dos dentes;
Problemas na articulação da mandíbula.
Não confunda

Mastigação noturna não é o mesmo que bruxismo!


Todas as pessoas possuem o hábito de mastigar durante a noite, mas algumas vezes isso pode ocorrer devido a vermes intestinais. É importante diferenciarmos esses dois problemas, pois a forma de tratamento é bem diferente.


No caso dos vermes intestinais, pode ser necessário fazer um exame de fezes (coprocultura), para determinar qual o tipo de verme está presente no organismo da criança e então iniciar um tratamento adequado.






Links com mais informações




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURANDO!!!