sábado, 1 de junho de 2013

Enfisema Pulmonar...saiba mais sobre essa doença.

O que é:

O Enfisema Pulmonar ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença degenerativa que desenvolve-se na terceira idade, após muitos anos de exposição ao cigarro ou outras toxinas presentes no ar. O processo inicia-se nos alvéolos e posteriormente atinge outras áreas fazendo com que a saída do ar dos pulmões seja mais difícil devido a perda de elasticidade do pulmão.

Causas do Enfisema Pulmonar

O enfisema pode ser congênito: por deficiência da alfa-1 antitripsina ou adquirido devido ao fumo ou a outras doenças como bronquite, asma, fibrose cística ou outras doenças respiratórias crônicas.

Como identificar o Enfisema Pulmonar

O diagnóstico da doença é baseado nos sintomas apresentados e no histórico de vida do paciente. Um exame será pedido para avaliar a inflamação do pulmão e a ausculta pulmonar será realizada para verificar os sons produzidos pelo pulmão no momento da respiração, deverá ser feito um teste para avaliar as capacidades pulmonares chamado de espirometria (mede os volumes de ar inspirados para verificar se são satisfatórios ou não), raio x, e exame de sangue.

Como tratar o Enfisema Pulmonar

O tratamento para o enfisema pulmonar requer fisioterapia, deixar de fumar e o uso de medicamentos corticóides e broncodiladores. Alguns casos podem necessitar de oxigenioterapia de suporte e cirurgia.

Postagem do site-Tua Saúde-http://www.tuasaude.com/enfisema-pulmonar/