Vale da Lua em Alto Paraíso-Go |
Fiquei um mês fora de casa, saudades senti sim é claro...mas uma saudade boa!
Convivi nesse tempo com pessoas que gosto muito, que são amigas e que de certa forma me fizeram muito bem, e essa convivência despertou em mim sentimentos muito bons que me deram impulsão na minha busca interna, é, tudo isso desperta o altruísmo, a vontade de trabalhar o lado melhor que tenho.
Achei uma experiência muito boa ficar longe de casa sair da rotina.
Pude olhar e perceber a minha realidade com maior clareza , depois desse tempo ficou mais fácil harmonizar a vida.
Penso que tudo isso abriu um leque de novas possibilidades, é verdade senti que minha alma ficou mais leve, desapeguei um pouco mais das coisas que carrego todos os dias...
Obrigada às pessoas certas!!!
Fiz no cerrado gosto muitas aventuras, estive no Tocantins,é fui à Novo Alegre uma cidadezinha onde faz um calor escaldante,(até que estava fresco por lá) esse lugar tem uma natureza quase intacta, muitos Ipês coloridos, muita mutamba, muito pequi e outras delícias do cerrado.
Na fauna tinha tatu, pássaros, borboletas e os bichos que não vi porque são mais selvagens.
Lá é um lugar que ainda tem muita água limpa e fresca, onde podemos beber e nadar, tem muita gente hospitaleira onde se come frango caipira, mandioca, carne de panela, bolinhos de polvilho e café com rapadura e se você for mais ousado toma um gole de cachaça fermentada no mesmo lugar...delicias do interior do Brasil...
Voltamos...agora já é Goiás, Alto Paraíso(quase um paraíso mesmo) , estivemos na cidade que é cheia de fascínio com seus duendes, silfos e ondinas ...alguns elementais desses com certeza habitam aquela natureza exuberante de mil cachoeiras belas, seus vales como o da lua e as florestas de cerrado que infelizmente ficam expostas as ações inconsequentes do ser humano que provocam queimadas criminosas e destroem o meio ambiente.
Mas como somos abençoados, ficamos no recanto do nosso amigo José e sua família sempre muito amáveis e hospitaleiros, despertando assim mais uma vez os bons sentimentos que com certeza, precisam naturalmente fazer parte de nós.
Depois dessa energia boa,chegamos na capital ,Goiânia das pamonhas,das praças bem cuidadas,dos Shoppings cheios de moçada bonita...
Eu estava em um contexto diferente do meu habitual, lá conversei muito, ri muito, aprendi muito.
Surgiu então uma grande oportunidade, recebi um convite do meu irmão: vamos até a região do Araguaia , o famoso rio de Goiás, rio da nossa infância, da minha mãe e de todos nós é claro...
Saímos de viagem, o entusiasmo não cabia dentro de mim (é eu sou meio assim) as vezes pareço uma criança prestes a desvendar uma curiosidade, eu gosto disso, embora as vezes percebo e tento me controlar.
Meu irmão, Maurício Tovar é professor e jornalista e estava indo ao Araguaia para fazer uma reportagem na região e então nos convidou eu , Mariana a esposa dele(somos cunhadas e muito amigas) e meu sobrinho Rodrigo meu querido desde de garotinho, é claro que aceitamos na hora.
Viajamos e a expectativa era grande, tudo era novo, a estrada , bem, talvez eu já tenha passado por ela ,mas com certeza já fazia muito tempo!
Seguimos com a viagem...
Fomos todo o trajeto conversando muito, e claro como era meio longe tivemos alguns contratempos como pneus que furaram, calor que era demais , mais isto foram coisas insignificantes diante da preciosidade da oportunidade.
Chegamos ao local de noite, uma fazenda no município de Baliza-GO, uma belíssima fazenda, na beira do rio Araguaia,que lugar! que magia! que sensação gostosa de rever aquele rio que fez parte de minha vida mesmo antes de eu nascer (meu avô teve fazenda nas suas margens)...
Nos acomodamos em um rancho desses que as pessoas que conhecem esse lugar sabem fazer, o chão era areia fininha e fria , onde o melhor é ficar descalço, o rancho é aberto e seu telhado é feito com folhas de coqueiros ou palmeiras, plantas desse tipo...muito legal.
Compartilhamos o lugar com um pessoal de uma ONG que protege a natureza, eram conhecidos do meu irmão...
Fizemos nesse lugar uma verdadeira expedição,lá é uma reserva ambiental enorme, com fauna e flora grandiosas, conseguimos um guia da ONG que nos acompanhou o Raimundo, que nos mostrou os belos lugares com muita alegria e boa vontade.
Fomos em uma cachoeira, caminhamos em trilhas de areia e regatos de água e pudemos ver rastros de onças, que nos dava a sensação de sermos
"os aventureiros"...bela cachoeira! água limpa no planeta ! muita água! que delícia! nadamos bastante e voltamos...
Perto do rancho, tinha quedas d'água, poços com águas cristalinas e logo mais abaixo o rio Araguaia correndo entre pedras se assemelhando ao Cânion Americano, mais bonito porque é nosso,é brasileiro...
Mais um dia nesse lugar encantado,acordamos e fomos conhecer a sede da fazenda,
" Fazenda do Encantado"que beleza!!!
Tudo muito organizado, tudo muito bonito, e sem deixar de ter o aspecto de uma fazenda...a casa, as plantas , os locais de lazer: como a área que tem uma represa com espécies de peixes variados só para preservação, uma piscina de pedras com água natural e muito curioso, nesse jardim havia algumas estátuas de personagens conhecidos, pudemos identificar o mestre Buda, Mahatma Ghandi o grande libertador da Índia, Albert Einstein o físico, Santos Dumont e outros personagens bíblicos e da Grécia...havia também coqueiros altíssimos cheios de araras coloridas gritando, muito fascinante...
De tarde tentamos uma pescaria na região, mas infelizmente não foi um sucesso, as águas não estavam em épocas boas para pesca.(Mosquitos tinha bastante,mas foram controlados com repelente).
Voltando para o rancho pudemos sentir a força da natureza naquele lugar,vimos :capivara, um veado, uma raposa que correu na frente do carro, uma jiboia que a minha cunhada...bom deixa pra lá outra hora eu conto! no rancho sempre se via um tatu e um jabuti se ir lá para se alimentarem ...Enfim a natureza lá é bem presente e muito forte...
E com isso nos sentimos muito vivos e retornamos mais atentos à trajetória da existência...
Enfim cansados,lá dormíamos cedo e também no outro dia íamos visitar o trono de DEUS , uma pedra que tem forma de um trono esculpida pelas forças das águas nas cheias do rio, um lugar lindíssimo mas de difícil acesso, enfim estávamos lá pra isso e guiados fomos.
Eram dois km de onde estávamos mas por cima das pedras, não tinha trilha, (ops!!! tive momentos em que cheguei a me arrepender de ter ido)eram penhascos altos, subíamos e descíamos e eu sou baixinha, minhas pernas curtas ,ai ai! pensei que não daria conta, mas fui e fiquei feliz comigo mesma de ter conseguido, é lindo o lugar, majestoso mesmo!
Rio Araguaia entre paredões de pedra lembra o Canion Americano... |
O pôr do Sol no Rio Araguaia |
Onças presentes na fauna da região da
|
Ilhota da represa de preservação da Fazenda do Encantado em Baliza-Goiás |
Depois disso tudo que vivenciei, fiquei em reflexão a respeito do tempo, é que em apenas um mês tive experiências que muitas pessoas tem em uma vida toda ou nem chega a ter, por isso penso que é importante estarmos atentos a cada oportunidade que temos e poder virar um pouco o caleidoscópio de nossa vida para que possamos enxergar e ampliar as muitas possibilidades que podemos ter para cada vez mais SER....
Bom dia Aida
ResponderExcluirClaro que você pode copiar o texto em meu Blog-não só ele, como qualquer outro, afinal, a finalidade é essa: partilhar!! fique à vontade viu?um grande abraço!!
Rejane
que lindo seu blog. parabens.
ResponderExcluirobrigada por votar no lello. ele é muito legal...ele é um dos meus 7 gatinhos e com ele estou participando do concurso, onde vou reverter essa raçao para os gatinhos resgatados do projeto do adote um focinho carente, onde sou a coordenadora!!!
obrigada
Se vc puder votar mais vezes, agradecemos!!!
beijao
Oi Aida!
ResponderExcluirGrato por suas carinhosas palavras deixadas nocantinhodacurva!
Realmente, São Thomé desperta a nossa sensibilidade pelo inusitado da vida que por lá transcorre. Valeu.
Um grande abraço!
Ò vida boa...rsrsrs
ResponderExcluirParabéns amiga, continue a disfrutar da vida.
Bjs
G.J.