adsense

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

ALIMENTAÇÃO CERTA É O EQUILIBRIO DA SAÚDE



O corpo biológico é como um laboratório complexo.Durante toda a vida ele sofre muitas reações químicas,as substancias que vem dos alimentos que ingerimos.Dessas reações resultam o equilíbrio do organismo,o perfeito funcionamento das células.
Quando há uma desarmonia nesse funcionamento começa a ocorrer as doenças.
A alimentação é muito importante para a manutenção desse equilíbrio,a nutrição adequada é uma das chaves para a boa saúde.
É preciso fazer  um alerta ao consumo dos alimentos ditos modernos, é verdade,são   esses alimentos  industrializados, que achamos prontos em várias prateleiras de supermercados e padarias,eles são vistosos,embalagens que aguçam a vontade de experimenta-los,mas são mantidos em conservação por obterem muita química em sua composição , e nem são tão saborosos assim,costumam muitas vezes ter o mesmo sabor nos  variados cardápios .
Eu sei que hoje tá quase impossível comer coisas saudáveis,mas ainda podemos selecionar pelo menos evitar os piores.
Um alimento simples, bem elaborado,com práticas de higiene ,te fornece valores nutricionais importantes para o funcionamento da sua máquina biológica ,pode ter certeza.
É no arroz e feijão,na verdura,nos legumes,nas deliciosas frutas , em uma carne de boa procedência que está essa chave para a manutenção da saúde a da vitalidade.
A orientação para uma alimentação correta hoje é de um valor enorme ,pois com tantos afazeres e a falta de tempo, não se consegue mais  cuidar com carinho da nutrição individual ou mesmo da família(salvo quem tem alguém para cuidar dessa parte) aí  está  a base para que tudo mais vá bem.
Uma alimentação equilibrada nutricionalmente é aliada no combate as degenerações comuns que chegam com o avanço da idade, é aliada também ao combate à desnutrição infantil que não é classificada apenas por poder aquisitivo ou classe social desfavorecida ,não é mais só  isso que faz crianças ter doenças nutricionais, são  muitas vezes fatores de educação e informação.
Hoje a confusão alimentar que está sendo  difundida está criando processos difíceis de serem desmanchados ,quase ninguém sabe mais o que é bom para se comer ,as escolhas são quase já determinadas pelos pais que não comem determinados alimentos  porque não gostam e que  não entendem que não pode ser assim ,o funcionamento da nutrição no  seu organismo precisa de variados nutrientes para funcionar bem, e o adulto precisa ensinar as crianças desde pequena para que não tenha surpresas de doenças geradas por carência, como anemias que é uma das mais conhecidas entre outras.Pior quando essas referencias de consumo da alimentos  são por apelos de  mídias que fomentam o consumo de alimentos prontos,alimentos que de certa maneira já perderam os nutrientes ou partes deles ,ou que nem mesmo tem nutrientes necessários.
Por isso é fundamental uma reflexão e  adotar uma dieta onde os pratos tenham uma apresentação atrativa,onde os alimentos saudáveis  que nutrem o corpo  sejam bem elaborados em  receitas  que os torne saborosos, com simplicidade de temperos ou com  ingredientes um que dão um toque de requinte ,facilitando a conquista dos variados apelos sensoriais dos diversos paladares.
Fechando a questão,nunca foi tão importante  conhecer o que se come , saber sobre o  que se gosta de comer, é preciso aprender a  comer ,saber o bem e o mal que o alimento que você está consumindo te faz, é preciso quem sabe  fazer uma reeducação alimentar, saber também qual é a vibração desse alimento...
Então aproveite e reflita ...  o que você precisa mudar na sua nutrição?
A boa alimentação é a base para uma vida bem saudável !!!

Aída Továr.

Fontes de pesquisa e inspiração -Site Vida Saudável
Livro do autores- Haroldo Jacques e Silvana Bianchi
Receitas Simpáticas para Doenças Antipáticas








Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURANDO!!!