Beneficios do AÇAÍ


açaí é uma palmeira  que produz um fruto bacáceo de cor roxa, muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas A palmeira do açaí é por vezes confundida, no estado do Maranhão, com a palmeira juçara, embora juçara seja outro tipo de palmeira, que dá palmito de excelente qualidade(Wikipédia)

O açaí possui inúmeros benefícios, mas seu consumo em excesso pode acabar prejudicando.

O açaí é uma frutinha roxa que traz muitos benefícios à saúde, além de ser altamente versátil, podendo ser usada em sorvetes, sucos, geleias, junto com cereais, sobremesas em geral ou até mesmo pura. Isso sem contar outras modalidades. Na Amazônia, por exemplo, de maneira tradicional, é consumida gelada com farinha, seja de mandioca ou tapioca. Outros até preparam pirão com a fruta a fim de comer junto com peixe assado.
Até o começo dos anos 1980, esse alimento circulava mesmo era na região norte do país, fazendo grande diferença na alimentação e na cultura do povo local. Entre os anos 1980 e 1990 passou a ser introduzido de maneira geral no mercado nacional. E, no últimos tempos vem ganhado espaço e sendo cultivado em diversos outros estados do país.
De qualquer maneira, o açaí ajuda a manter a boa saúde e a longevidade. Sendo excelente para quem tem o dia agitado, pratica exercícios físicos e gosta de se alimentar bem, fugindo do colesterol ruim e outros malefícios que uma alimentação desregrara e industrializada pode trazer. Aqui vamos conhecer as propriedades do açaí e os benefícios do seu consumo. Veremos também porque é tão bom para os atletas e como consumir sem extrapolar a quantidade diária limite. Além do mais, é evidente que descobriremos porque está a cada dia mais conquistando o Brasil.

Propriedades e benefícios do açaí

O açaí possui mais propriedades antioxidantes do que a uva e portanto, com o auxílio da vitamina E, consequentemente distribui Ômega-6 e Ômega-9, combate o colesterol ruim do corpo e melhora a circulação sanguínea. Por isso atua contra a velhice precoce e vários problemas cardíacos. Essa fruta também ajuda no combate ao câncer por possuir ácido oleico, retardando assim o desenvolvimento de tumores e contribuindo na destruição das células cancerígenas.
Outra doença que o açaí ajuda a prevenir é a osteoporose. Afinal de contas, é um alimento rico em cálcio e potássio. Ainda tem o ferro, que previne e combate a anemia, mais o fósforo, além de outros minerais.
Como toda fruta, o açaí também é uma excelente fonte de fibras. Essa quantidade presente é suficiente para que haja ótima saciedade de quem o consome. Portanto, a frutinha ajuda nas dietas. O lado que pode acarretar em algum problema a quem deseja emagrecer é o do açaí ser rico em carboidratos.
Entretanto, se a pessoa pratica atividades físicas regularmente, esses carboidratos, caso consumidos de maneira correta, isto é, sem exageros, não tendem a preocupar. A não ser que a pessoa sofra de diabetes, pois aí deverá se manter afastada mesmo. Por isso o interessante do açaí não é apenas comê-lo por comer e sim incorporá-lo numa dieta saudável, equilibrada e acompanhada de exercícios físicos regulares.
Benefícios para os atletas
Por conta disso, podemos dizer que a fruta é um verdadeiro energético natural, ao contrário de outros tantos que não são verdadeiramente energéticos e sim meros estimulantes, dando falsa impressão de energia e, quando o efeito acaba, o corpo desanima sem conseguir estabelecer uma recuperação eficaz de toda energia perdida
Ainda por cima, o açaí possui uma quantidade de cálcio elevada que, juntamente com a vitamina E, complexo B, magnésio, potássio e ferro, ajuda o atleta a manter a saúde do corpo e da mente, além de evitar diversas doenças. Isso tudo sem contar, claro, o seu benefício ao sistema circulatório, conforme vimos no tópico anterior.
Como boa fonte dos mais variados nutrientes, minerais e fibras, o açaí está entre os melhores alimentos para serem ingeridos no pré-treino para dar energia ou no pós-treino para recuperar o corpo.

Influência do açaí no desempenho esportivo

Em um recente estudo de Carvalho (2015) foram avaliadas as influências do açaí sobre o desempenho. Neste estudo, 14 atletas profissionais realizaram um teste máximo a 90% do VO2máx tomando um suco natural de pêssego ou uma bebida feita a base de açaí. O estudo buscou verificar não apenas a performance dos atletas que ingeriram tais bebidas, mas também coletaram sangue para análises clínicas mais detalhadas.
Ao final do estudo, foi possível verificar que a bebida feita a base de açaí aumentou o tempo que eles levavam para chegar ao estado de exaustão, além de ter diminuído o estresse oxidativo e aumentado a proteção contra os danos musculares causados pelo exercício.
Neste ponto, entra a pergunta que não quer calar. Aquele alimento a base de açaí, mas repleto de outras coisas como  açúcar e leite condensado , teria o mesmo efeito? Provavelmente não. O estudo se realizou buscando um alto nível de pureza da fruta. Misturas podem comprometer a qualidade do que você está ingerindo e consequentemente, seus efeitos!

Fonte de pesquisa:
:http://www.treinomestre.com.br/





Comentários