adsense

terça-feira, 28 de setembro de 2010

COMO MELHORAR OS SINTOMAS DA GOTA



GOTA


Atualmente tenho me preocupado com as manifestação desse problema de saúde, pessoas próximas tem manifestado sintomas dessa doença cronica com muita frequência, resolvi então fazer uma postagem sobre esse problema, fiquem atentos...

GOTA

Doença que ataca principalmente as articulações e, se não tratada a tempo, pode debilitar órgãos como rins e fígado.
O QUE É?

A gota acontece quando há um acúmulo de ácido úrico no sangue. Isso pode acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância. 
A doença já foi caracterizada como de nobres e ricos, pois carnes e vinho tinto podem desencadear a crise.
CONSEQUÊNCIAS:

(1). A articulação do pé, por ser naturalmente desprotegida, é geralmente a primeira a ser atingida pela gota. A dor é aguda e súbita e a região onde a crise acontece fica vermelha e muito inchada. Os sintomas da primeira manifestação da doença duram entre três e quatro dias.

(2). Se não for feito um tratamento devido desde a primeira manifestação da gota, as crises continuarão e poderão atingir outras articulações como as do joelho.

(3). As articulações dos dedos, punho, cotovelo, mãos e ombros também poderão ser atingidas.

(4). A chamada gota cronica é o estágio mais sério da doença, pois as complicações já se instalaram em outros órgãos do corpo, além das articulações. Neste caso, podem surgir por exemplo deformidades e defeitos irreversíveis nas articulações.

ÁCIDO ÚRICO
Quando as células do corpo são destruídas para que novas células se instalem no organismo, os núcleos de cada uma eliminam substâncias que devem ser excretadas pelo corpo. O ácido úrico é uma delas e deve ser jogado fora pela urina.
A  INCIDÊNCIA
2% da população mundial sofrem de gota;
Entre os doentes, há uma mulher para cada oito homens.
O PROCESSO DA DOENÇA
O tecido conjuntivo é o que fica na união de um osso com outro, na articulação. 
O ácido úrico costuma ser solúvel neste tecido. Quando sua concentração aumenta (em um organismo com pré-disposição genética para sofrer a doença), a gota pode se manifestar.
Um trauma ou uma agressão nas articulações costuma ser o principal desencadeador da gota. A articulação do dedão do pé é a mais delicada do organismo, pois é pouco protegida. Se, por exemplo, o indivíduo caminhar muito durante o dia com sapatos fechados, tende a ficar com os pés inchados.
No fim do dia, hora do descanso, a tendência é de os pés desincharem. Se o indivíduo tiver com acumulo de ácido úrico no sangue, a água sairá rapidamente, mas o ácido permanecerá dentro da articulação. A região fica ácida e o ácido úrico tende a se cristalizar. A crise só acontece se houver cristalização.
A cristalização do ácido úrico provoca a ação dos neutrófilos, células de defesa do organismo que engolem os cristais. Como a quantidade de cristais é muito grande, muitos neutrófilos atuam e provocam a inflamação do tecido. Com isso, vem a crise aguda da gota.
Na maioria das vezes, a primeira crise acontece nos pés. Frequentemente na articulação do dedão. Com menor frequência, na parte de baixo do pé ou no tendão de Aquiles. O sintoma imediato é a dor.
Imediatamente, o pé (ou a parte do corpo acometida pela crise) fica inchado, vermelho e quente. A primeira crise dura cerca de três dias, a segunda vem em torno de dois anos depois e pode permanecer por mais tempo, com dores menos intensas. Se a gota não for tratada com atenção desde sua primeira manifestação, é possível que a doença atinja outras articulações, como joelho, cotovelos, mãos e se torne cronica, com crises permanentes.

TRATAMENTO
A gota não é uma doença que se possa prever. Só se trata do problema quando ele é identificado. O tratamento é feito com remédios capazes de reduzir a produção do ácido ou de aumentar sua eliminação pela urina. 
Para a hora da crise, os medicamentos mais usados são os anti-inflamatórios.
Mas pode ser feito um controle para que não haja esse acumulo de  ácido úrico possa ser eliminado com mais facilidade:
1-Evitar alimentos com muito ácido úrico, como fígado ,carnes, frango, bebidas como vinho tinto e cerveja,pimenta,feijão,grão secos,camarão,bebidas destiladas,queijos salgados,embutidos,amendoim,sal demais  também faz parte do tratamento.
2-ingerir com frequência muito liquido, chás diurético,água de coco,sucos de melão,melancia,morango,laranja,limão , lima da Pérsia,maçã,Pera,caqui,kiwi enfim as frutas são alimentos muito bons para eliminação do ácido úrico.
3- Saladas 
cruas,repolho,cenoura,rabanete,pimentão,acelga,agrião,rúcula,
nabo,abóbora enfim os vegetais em geral.
4- Quando     na crise ou mesmo para se evita-la deve-se fazer saunas pois eliminam as toxinas,outro tratamento é colocar os pés em uma bacia com água morna e uma porção de sal amargo,também ajuda a eliminar as toxinas.

A GOTA E OS RINS
Se o cristal do ácido úrico se depositar nos rins, a doença está em um estágio mais grave. 
A cada inflamação, o rim cicatriza e se retrai. 
Essa retração deixará as artérias mais estreitas. 
O sangue terá mais dificuldade de passar. 
Para tentar resolver o estreitamento arterial, o organismo secreta uma substância, chamada angiotensina, que aumenta a pressão sanguínea. Entretanto, essa hipertensão não acontece apenas no rim, mas em todo o organismo. 
Assim, a gota pode levar às doenças consequente da hipertensão, como enfarto do miocárdio ou derrame.

FIQUEM ATENTOS A ESSES FATORES QUE DESENCADEIAM AS CRISES
  • Trauma nas articulações
  • Alimentos ricos em ácido úrico.
  • O álcool provoca acumulo do ácido úrico nos rins
  • Stress,falta de relaxamento.
  • Falta de tranquilidade mental e emocional.
  • Falta de diversão,curtição,alegria.
  • Desordem no horário  das refeições
  • Sentir raiva ,ficar nervoso com  situações do dia a dia,lembrar que ter esse tipo de atitude não vai resolver nada,só piora  as coisas e a gota também.
  • Não ter bom humor.esquecer de ser feliz.



ALIMENTOS QUE AJUDAM EQUILIBRAR O ORGANISMO
Frutas-pão integral-castanha do pará-leite de soja-batata doce-cebola-alho-aveia-azeite de oliva-
cará-inhame-salsa-rabanete-agrião-água de coco-lima-suco verde-couve-saladas cruas

NA  CRISE
Repouso-alimentação com frutas e pão integral por pelo menos 3 dias-beber muita água-tomar sol pela manhã por pelo menos 30 min-sauna-pedilúvio com eucalipto e sal grosso ou com sal amargo-
Chás=cavalinha,carqueja,chá verde,erva cidreira ,cabelo de milho (os diuréticos)
Cuidem-se!!!




4 comentários:

  1. Olá Aída, como vai? Saudade de você. Obrigada pelo post, muito interessante . Eu li que a gota, antes de Cristo, foi chamada de “doença dos reis”, porque a nobreza, os intelectuais e as pessoas ricas da Idade Média e dos séculos XVII e XVIII pareciam mais vulneráveis a essa moléstia. Mas hoje ela está aí atingindo a todos, não é Aída?
    Parabéns pelo post!
    Um abração.

    E.T. Obrigada por sua visita e comentário.Adorei!

    ResponderExcluir
  2. óla gostei do post é uma tortura gota parabens

    ResponderExcluir
  3. Tenho problemas com gota, quanto ja está com o problema, nao adianta muita coisa dieta etc etc, é necessário ir para o remédio, entao depois de sofrer muito, um amigo me passou uma formula manipulada que resolve imediatamente em 2 horas, depois disto, é só tomar alopurinol durante um tempo que controla, e nas crises o remedio manipulado. Não estou com a formula neste momento, mas quem quiser pode me pedir por contatoschaly@gmail.com. Tive varias crises é horrivel, e hoje convivo bem com a situação por causa destes remédios...

    ResponderExcluir
  4. estou com infecção urinária estou em tratamento da infecção mais meu rins começou a doe muito sera q e por causa do rins

    ResponderExcluir

CURANDO!!!