DICAS DE COMO ACABAR COM O CHULÉ...

Às vezes, sentimo-nos desconfortáveis quando temos que tirar os sapatos em sapatarias, aulas de ioga ou na piscina por causa do mau cheiro que os nossos pés exalam. Esse é o famoso chulé, também conhecido como bromidose palatar, e é causado principalmente pela falta de higiene, que faz com que bactérias e fungos proliferem nas plantas dos pés, agindo com a queratina macerada liberada pelo suor.
Os microrganismos decompõem o suor excessivo.O suor é composto por água e sais minerais e não possui cheiro, mas, quando em contato com as bactérias colonizadas nos pés, devido ao uso de sapatos fechados, sem ventilação, ou em decorrência de estresse e alterações hormonais, surge a situação tão incômoda e com odor ruim. A decomposição é um processo de fermentação e libera gases de odor ruim. Sapatos fechados, de borracha, de plásticos,  meias sintéticas,  facilitam a produção de suor e impedem a ventilação dos pés. Para reduzir o mau cheiro provocado pelo chulé, é necessário fazer com que o suor dos pés diminua ou reduzir as bactérias que estão na região dos pés. Portanto, para se livrar de vez desse terrível incômodo, aprenda a fazer receitas caseiras para acabar com o chulé.


Livre-se do chulé com receitas caseiras.
1-Para fazer a primeira receita caseira, você precisará de 200 ml de álcool comum, 2 pedrinhas de cânfora e 1 copo de folhas secas de menta ou de hortelã. Então, deixe as pedrinhas derreterem no álcool. Esse processo demora cerca de 5 dias. Em seguida, adicione as folhas de hortelã e de menta a 1 litro de água fervente e deixe-a amornar. Repouse os pés por 30 minutos nessa última mistura, seque-os bem e faça uma massagem generosa entre os dedos com o álcool canforado.

2-A segunda receita caseira para acabar com o chulé é feita com meio litro de água, 2 colheres de sopa de folhas de arnica e 2 de hortelã. Faça um chá com todos esses ingredientes, deixando-o abafar por uns 20 minutos. Depois, mergulhe os seus pés nessa mistura por 15 minutos, secando-os bem em seguida e esperando aproximadamente 10 minutos para colocar os sapatos.


Outro aliado são as lontoforese, umas placas que, quando colocadas na região plantar, promovem uma troca de íons que diminuem a transpiração. Há também o uso de medicação, que deve ser prescrito pelo médico, quando necessário.

O ideal é ter um cuidado específico com essa região, evitando condições que favoreçam a proliferação de bactérias. A higiene também é fundamental. Procure usar meias de algodão, evitar o uso de tênis sem meias, expor os calçados ao sol, trocas as meias todos os dias, secar bem os pés, usar cremes esfoliantes, dentre outras orientações. Use vai ajudar a diminuir o problema
O nosso corpo precisa sempre de alguns cuidados de higiene, porem muitas pessoas costumam cuidar de partes do seu corpo, e esquecer das demais, um exemplo clássico do que estamos dizendo, são os pés, muitas pessoas se esquecem que seus pés merecem cuidados tanto quanto o restante do corpo.

Os pés costumam muitas vezes apresentar proliferação de bactérias e fungos, as vezes as unhas acabam ficando doentes, pegando doenças que muitas vezes danificam as unhas e podem leva-las até mesmo a cair, porem o problema mais comum que os pés apresentam é o chulé, isto acontece por calçar as meias e os sapatos com os pés molhados, o que facilitam a proliferação das bactérias que adoram locais úmidos para se desenvolverem, e o mau odor, pode perseguir você por muito tempo, e quem os tem sente-se envergonhado perante outras pessoas, o que faz com que a auto estima da pessoa acabe ficando abalada.


Pensando nisso, empresas de cosméticos, investiram para descobrir produtos que conseguissem amenizar, resolver e combater o aparecimento de odores indesejáveis nos pés, e acabaram criando formulas de desodorantes para os pés, que protegem contra a umidade e a proliferação das bactérias. Existem no mercado produto da marca Avon Cosméticos, que se chama Foot Works, a empresa Granado também criou para a sua linha mais antiga de talco, o desodorante aerossol para os pés, a linha Essencial também tem estes desodorantes, a Natura criou o desodorante para os pés na linha Erva Doce, porem ele é em creme.

Os esportistas costumam usar muito estes desodorantes para a pratica dos seus esportes, mas devemos lembrar que não são só os esportistas que apresentam este tipo de problema, por isso vale a pena você adquirir este produto e se prevenir contra o mau cheiro nos seus pés, basta você ir até uma loja especializada na venda de cosméticos e perfumaria, ou até uma farmácia mais próxima de você e comprar o desodorante para os pés que mais lhe agradar, lembrando que os produtos da Avon e da Natura, só podem serem encontrados através das suas revendedoras.

Além dos pés, você deverá cuidar também dos seus calçados, mante-los sempre limpos e secos. Não use a mesma meia, sempre que retirá-las troque o par. Após o banho seque bem os pés e entre os dedos, passe o desodorante nos pés e no calçado também. Procure comprar meias de algodão, pois as meias de sintético inibem o suor, por isso fazem os pés transpirarem mais, as de algodão absorvem o suor, deixando os pés mais livres deles. Quando não for sair, prefira deixar os pés livres de meias e calçados, assim ele ficará mais livre e não transpirará excessivamente. Sempre que usar um calçado, mesmo que esteja limpo, coloque-o para tomar sol, assim inibe o suor que já esta lá dentro. Alguns materiais que são confeccionados os calçados ajudam na proliferação do cheiro, é como se o cheiro ficasse preso no calçado, fique atenta a isso quando for comprar um novo calçado.

Com estas dicas tenho certeza que o mau odor dos seus pés irão diminuir, mas lembre-se o desodorante dos seus pés não são simplesmente para tirar o mau cheiro, eles costumam hidratar também esta parte do corpo que geralmente fica esquecida.




Comentários