adsense

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CONHEÇA O VALOR NUTRICIONAL DA CASTANHA DO PARÁ




Ela é rica em nutrientes, ajuda a retardar o envelhecimento e ainda previne muitas doenças como o câncer e algumas doenças cardiovasculares.
A castanha-do-pará ou castanha-do-brasil, é a semente da castanheira-do-pará que é uma árvore nativa da Floresta Amazônica.
Atualmente sua plantação é bem grande no estado do Acre, no norte da Bolívia e no Suriname.
Apesar disso, faz parte da Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) como uma espécie  caminha para o desaparecimento, por muitas causas como o desmatamento, queimadas,que ameaçam a sua existência.
Essa castanha é muito consumida pela população brasileira. Podemos encontrá-la de várias formas como: torrada, farinha, em doces e sorvetes ou in natura.

•17% de proteína;
•7% de carboidratos;
•67% de gordura;
•Vitaminas A, C, B1, B2 e B5;
•Fósforo;
•Cálcio;
•Selênio.

É muito grande o poder da castanha do pará como alimento,ela tem a quantidade cinco vezes maior do que a encontrada no leite de vaca
É o alimento que mais tem selênio ,substância que em pesquisas já foi comprovada a sua eficácia contra o envelhecimento, age aumentando o sistema imunológico, auxília na manutenção e no desenvolvimento mental,ajuda na prevenção do câncer, ajuda também na manutenção do equilibrio do hormônio ativo da tireoide3, auxiliando no crescimento adequado das células. Além disso, por ser um alimento antioxidante, combate os radicais livres produzidos pelo organismo, capazes de causar danos irreversíveis às células
Alimento indispensável
A castanha-do-pará é um alimento importante pois pode auxiliar no tratamento de diversas doenças como:

•Anemia;
•Desnutrição;
•Falta de minerais essenciais no organismo;
•Problemas mentais.

Consumo diário.
A quantidade indicada pelos especialistas, para se conseguir todos os benefícios desse alimento, é equivalente a uma ou, no máximo, duas sementes por dia. Uma única castanha possui em torno de 55 microgramas de selênio, satisfazendo a quantidade diária necessária dessa substância.

Outros benefícios
Além de todos esses benefícios que o selênio provoca no organismo, vale lembrar que a castanha do pará também possui magnésio, elemento responsável pelo bom funcionamento cardíaco, das células nervosas e pela formação dos ossos.
Há outras vantagens também, pois essa castanha contém o ômega 3, que proporciona uma melhoria na memória, nas habilidades motoras, na velocidade de reação e, o que é mais importante, reduz o estresse.
estamos dando uma preciosa dica de saúde pois em vez de se entupir de remédios, e ficar sujeito aos seus efeitos colaterais, o negócio é recorrer a natureza e se beneficiar desse abençoado alimento.


Receita do leite enriquecido de Castanha do Pará

Ingredientes:
1 litro de água
1 xícara de castanhas- do-pará
2 colheres de mel
1 colher de café de sal
1/2 xícara de aveia



Fazendo-

1- Leve ao fogo a água com a aveia deixe ferver por 3 minutos.
2- Retire do fogo essa mistura e espere esfriar um pouco.
3- Em um liquidificador coloque essa mistura e as castanhas, bata bem.
4-Coe em uma peneira fina.
5- Acrescente mel e o sal para saborizar, esse leite oferece uma qualidade de proteina de alto valor biológico.
6-O bagaço que foi coado pode ser empregado em massas de bolos, bolinhos, farofa, etc...

Um comentário:

  1. Ola
    Já somos amigos no Dihitt e viemos lhe convidar a conhecer o nosso novo Agregador de Links da web http://nabocadosapo.com
    Venha participar e aumente suas visitas aqui não se exige muito de você, basta preencher o formulário e em seguida postaremos o seu link.
    Não deixe de visitar a seção “Parceiros” - http://nabocadosapo.com/parceria e aumente suas visitas. Confira as vantagens.
    Na Boca do Sapo – Mais visitas para a sua página
    Desde já agradecemos por sua atenção!

    ResponderExcluir

CURANDO!!!