domingo, 31 de julho de 2016

Especialistas Alertam sobre o Perigo do Palmito e dos Alimento Industrializado -Embalados-Embutidos etc


Gente as vezes fico preocupada em passar informações de conhecimentos  que podem ajudar , acho que é  importante abordar esse assunto. Há sempre notícias de que  palmito ou esses alimentos embalados em latas ou caixinhas causou estragos ou fez vítimas. É verdade ,o botulismo é uma doença que  pode ocorrer com ingestão desses alimentos.O assunto é  sério.E infelizmente  não é só o botulismo...há muitas DTAs(doenças transmitidas por alimentos)

Uma explicação de como é a extração sobre o palmito:(Mas não só em palmito que tem a possibilidade de transmitir o Botulismo, e nem todo vidro de palmito está contaminado,não precisa ficar sem consumir,pois é uma delícia né)
"O palmito é extraído do meristema apical ou popularmente conhecido como “miolo” de certas espécies de palmeiras. Para sua extração, corta-se essa região da planta e consequentemente ela cairá no solo e poderá ser contaminada por uma bactéria chamada Clostridium botulinum que causa o botulismo está presente na terra.O palmito então é colocado no frasco de vidro e posteriormente será embebido em salmoura e vinagre. O grande problema é que esse microrganismo sobrevive à conserva e pode produzir uma toxina que é a  causa o botulismo, uma doença que paralisa a musculatura . Desse modo, quando ingerida, a toxina pode paralisar a musculatura encarregada da respiração e o indivíduo pode morrer."
A contaminação muitas vezes se dá na extração e não no envase.
E não há essa contaminação só em palmitos,há em latas e embalagens a vácuo se  entrou ar pode haver contaminação.Nos embutidos também ocorre muito. infelizmente  não é só esse tipo de bactéria, em estudos de microbiologia constata-se muitas contaminações em alimentos é preciso ficar atentos sempre.
Como evitar o botulismo?
 O palmito não é um alimento vilão ,nem o milho ,ervilha e outras conservas,são todos muito bons,se não puder come-los naturais é preciso precauções, antes de consumi-lo. 
A primeira dica é cozinhar sempre ferver por 15 minutos antes de consumir,ou fazer receitas que vão ao fogo,que é mais seguro.
O calor da fervura poderá inativar essa toxina e assim, caso seja ingerida, não causará danos ao seu organismo.(em microbilogia estuda-se que há bactérias resistentes mesmo o alimento exposto a  temperaturas bem altas,elas mantém a toxina no alimento,há esporos)
Outro grande problema, é que se o alimento está contaminado não há indícios dessa contaminação,não detectamos  só olhando para ele ,sentindo cheiro e mesmo o sabor, quer dizer não é perceptível essa contaminação,por isso todo cuidado é pouco.

Dicas que podem tornar alimentos Industrializados mais seguros:
1-Olhar bem o prazo de validade
2-Observar a embalagem se não está danificada.(amassada,rasgada,furada,lata estufada,lata enferrujada) em latas se ao abrir escutar um barulho como se tivesse um gás como em refrigerantes não consuma.
3-Se é vidro observar a coloração do produto e do líquido que o envolve.(Se tiver muito turvo,leitoso,com partículas e coloração modificada)não consuma.Se a tampa abrir muito facilmente e sem lacre não consuma.
4-No caso de frios,carnes,frangos,peixes e derivados comprar  apenas os de procedências com referencias de inspeção sanitária,observar também o armazenamento e a manipulação no estabelecimento que vende.É sempre bom lembrar que carnes não devem ser lavadas principalmente antes de serem armazenadas,esse procedimento aumenta a atividade bacteriana,só peixes e frutos do mar que podem. Ao descongelar o correto é que seja sob refrigeração.(nunca  debaixo de água ou sob o sol).Pode descongelar diretamente na panela ou forno.Os frios ,a melhor opção é que passem por um processo de cocção(chapas,fornos,máquinas de sanduíches) ficam mais seguros para consumo.
5-Leites e laticínios também precisam de  atenção ao consumi-los,os leites devem ser fervidos,iogurtes bem refrigerados,os queijos frescos observar a procedência e o armazenamento,embalagens tetra - pack deve estar limpa,e bem firme.
6-Os produtos naturais como frutas e verduras devem sempre ser higienizados de forma adequada,não esquecendo que há muitas bactérias(de todo tipo) na terra e que podem ficar no alimento.A higienização é feita lavando bem tirando a sujidade e depois colocando de molho em uma solução de hipoclorito de sódio(água sanitária)na proporção de 1 colher de hipoclorito para cada litro de água e depois um enxague com água potável ou filtrada.
7-Lavar as embalagens antes de abrir (inclusive o saquinho de leite)
8-Um alimento que ninguém pensa que pode estar contaminado por ser conhecido como bactericida natural é o mel.E ele pode ser uma fonte  de bactérias do botulismo,deve ser observado a procedência.

9-É muito importante a lavagem correta das mãos antes de fazer uma refeição, e quando há manipulação de alimentos,ao preparar ou embalar.
10-É muito importante lavar machucados que entram em contato com a terra.
Existem três formas de botulismo: 
botulismo clássico (alimentar), causado pela ingestão de alimentos contendo neurotoxinas, botulismo de lesões (wound botulism), doença infecciosa causada pela proliferação e consequente liberação de toxinas em lesões infectadas com C. botulinum, e o botulismo infantil, que também é uma doença infecciosa causada pela ingestão de esporos de C. botulinum, com a produção da toxina no intestino de crianças com menos de um ano de idade. (BERNADETTE, 2002; ESTADOS UNIDOS, 2010). 
 Os alimentos mais envolvidos em surtos de botulismo são os embutidos, tais como salsichas, presuntos, chouriços e patês. Assim como os derivados de leite, enlatados, queijos, produtos fermentados e peixes em conserva ou defumados, onde todos são passíveis de provocar intoxicação. Não esquecendo os produtos vegetais como palmito, espinafre, aspargos, cogumelos, milho, vagens, figos, azeitonas e ervilhas. (GERMANO, 2003; BRASIL, 2006).

Caso de ocorrência de contaminação:
No dia 19 de agosto, a família de Nova Canaã Paulista (SP)  já estava diagnosticada com o botulismo e recebeu um soro específico, mobilizando a Polícia Militar em uma megaoperação para transportar o produto.
Sintomas A família (pai, mãe e duas crianças de 12 e 9 anos) apresentou sintomas de vômito, diarreia, visão embaçada e, na evolução da intoxicação, dificuldade para engolir, falar e de locomoção. Nos casos mais graves, há paralisia dos músculos respiratórios, o que pode ser fatal.


 Concluindo: O botulismo é um problema de saúde pública, onde o maior perigo de contaminação está nos alimentos industrializados e artesanais.É preciso muito cuidado com a manipulação de alimentos.O  que pode ajudar é quando esses  manipuladores são treinados por profissionais da área de nutrição para que façam praticas adequadas de higiene e sanitização . Essas contaminações podem ser  evitadas através da conscientização da população com informações, e com  as boas práticas de higienização ao manipular e consumir os alimentos.  O número de casos de botulismo no Brasil não é muito elevado, mas quando há casos as sequelas são graves, quando a vítima não chega ao óbito. E há  outros tipos de  contaminações,por isso atenção.
Se puder evite o consumo desses alimentos ,prefira os mais  naturais.
Alimento é vida!!! 
Alimento é coisa séria.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURANDO!!!