adsense

domingo, 23 de setembro de 2018

REUMATISMO TAMBÉM ACONTECE EM CRIANÇAS




Esse grupo de doenças — que arrasa principalmente as juntas, mas não só elas — também atinge os pequenos. SHá males que, por diversos motivos, agridem as articulações e as estruturas que as cercam. São os chamados reumatismos — e, ao contrário do que você pode pensar, eles não se restringem aos mais velhos. Tanto que no 32º Congresso Brasileiro de Reumatologia, sediado em Curitiba, muitas palestras se dedicaram a como diagnosticar e tratar corretamente essas condições na infância.aiba como flagrá-las

Uma das principais conclusões: é necessário ficar atento a uma lista de sinais (veja alguns dos mais comuns abaixo) que apontam o dedo para esse conjunto de mais de 100 doenças. “Até porque elas podem trazer problemas para vários órgãos, não apenas às articulações”, avisa a reumatologista pediátrica Margarida Carvalho, presidente do Departamento de Reumatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Pele, olhos e até o coração às vezes sofrem com a inflamação gerada por vários desses transtornos. Felizmente, o tratamento precoce ajuda a, no mínimo, amenizar as consequências.

As versões mais frequentes
No Brasil, a febre reumática lidera o ranking desse tipo de doença. Ela se origina de uma infecção bacteriana das vias aéreas superiores e pode afetar até o coração. Em segundo lugar aparece a artrite idiopática juvenil, que abala especialmente juntas, músculos, tendões e fígado.A rotina de quem tem
Após o diagnóstico, sempre surgem incertezas sobre o que a criança pode ou não fazer. E a verdade é que isso varia de caso para caso. Mas, de acordo com Margarida, se o quadro estiver controlado, em geral o exercício físico e as brincadeiras estão liberados. O importante é seguir de perto as orientações médicas.

Sinais de alerta
Quedas e tropeços frequentes
Febre prolongada ou recorrente
Pedidos constantes de colo
Dor, inchaço, calor e vermelhidão nas juntas
Perda de peso e atraso no crescimento
Alterações posturais

Por Karolina Bergamo


Tratamento

Dependendo da causa, o tratamento requer o uso de anti-inflamatórios, antibióticos, e drogas para prevenir a progressão da doença, além de fisioterapia e até mesmo psicoterapia.

A avaliação do especialista é indispensável. A detecção e tratamento precoce desses problemas possibilitam a prevenção de danos permanentes. Com tratamento adequado, a criança com doença reumatológica pode ter uma vida praticamente normal.


Artrite

Ao contrário da crença popular, a artrite acomete crianças e adolescentes. A artrite reumatoide juvenil é uma doença relativamente rara, mas é apenas uma das centenas de tipos de artrite que podem afetar crianças, e a mais comum. A doença ocorre em qualquer raça e em qualquer idade antes dos 16 anos, mas os picos de maior incidência estão entre 1 e 5 anos e de 10 a 14 anos de idade.

Além das juntas, a artrite reumatoide juvenil pode afetar outras partes do corpo como coração, olhos, músculos, tendões, fígado e pele. É uma doença que pode persistir por anos, com períodos eventuais de remissão e atividade, quando o paciente tem dores e febre. Apesar de não colocar a vida em risco, sem tratamento adequado, a doença pode causar complicações para a vida da criança, como deixar de utilizar normalmente um membro do corpo como um braço ou uma perna. No entanto, quando tratada de forma adequada, a maior parte das crianças afetadas tem uma vida independente e de boa qualidade.

Toda criança com inchaço ou dificuldade de movimentar alguma articulação ou que tenha febre prolongada, sem causa evidente, deve procurar um médico.

Prof. dra. Cláudia Goldenstein Schainberg – CRM (SP): 52.963



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURANDO!!!