Como Tomar Probióticos - Saúde


PROBIÓTICOS



Probióticos e seus Benefícios

Podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado como leites fermentados ou pode ser encontrados com pó ou cápsulas.
Em fortalecimento de imunidade orgânica e benefícios para a saúde desempenham o papel na redução de isco de várias doenças intestinais, cardiovascilares, câncer, obesidade, diabetes 2. Ele aumenta o número de microrganismos benéficos tais como as bifidobactérias  no colón, e isso fortalece muito o sistema imune.
São consideradas cepas  probióticas Lactobacillus acidophilus MM53, Casei Shirota, lactis bl, plantarum 299 v; rhamnososgg, reuterimm53, saccharomyces boulardi.
Os efeitos fisiológicos exercidos pelos probióticos são:
1-Competição bacteriana e inibição de bactérias intestinai indesejáveis por produção de substancias bactericida (lactobacilos)
2-Ativação do sistema imune humoral e celular, pois parecem aumentar a atividade fagocitária, a síntese de imunoglobulinas (IGA) e a ativação dos linfócitos T e B.
3-Ação antinflamatória e reguladora do sistema imunológico por meio de Citoquinas, redução da reação de hipersensibilidade e por aumento da atividade fagocitária.
4-Ação na barreira intestinal
Aumento da digestibilidade da lactose por aumento da enzima beta galactosidae que facilita a ação da lactase.
Eles auxiliam no combate de males como:
1 Diarreia (osmótica-Exudativa-Secretora e outras)-Há uma melhora considerável-Regula o funcionamento do intestino.
2-Obstipação-Os probióticos regulam o funcionamento do intestino, melhoram a flora bacteriana.
3-Câncer- Há estudos comprovando que os Probióticos inibem o crescimento de células cancerígenas principalmente no estomago, intestino e bexiga.




Outras Aplicações:

4-Aumento da digestibilidade e absorção da proteína do leite
5-Auxílio para pacientes que tem má digestão
6-Aumento do metabolismo da lactose.
7-Diminui a formação de gases
8-Produção de biocinas que são compostos biologicamente ativos. sintetizados como metabólitos  secundários por várias bactérias  ácido lácticas, exercem  efeitos bactericida (que mata  o microrganismo) e bacteriostático (que impede o seu crescimento) contra microrganismos causadores de doenças.
9-Atividade antimicrobiana-Proteção contra doenças.
10-Combate o efeito negativo de antibióticos e terapias com radiação
11-Combate o Colesterol (diminui os níveis de LDL do plasma)
12-Auxilia na redução da pressão arterial.



É bom saber que o papel bacteriano intestinal é aceito e a manutenção do equilíbrio da flora intestinal é de suma importância. Nesse sentido a alimentação assume papel fundamental  por meio da ingestão de alimentos  que proporcionem o desenvolvimento no intestino de bactérias saudáveis.
Os Probióticos tem essa função e seu consumo deve ser estimulado.
Fonte de pesquisa- Medicina e Saúde-Yakult-Probióticos na Nutrição Clínica

Comentários